Resumo do conto «Os três desejos»

Era uma vez Maria e Manuel, um casal de pobres, que sonhava. O Manuel queria ter um palácio com uma quinta à volta e uma imenssa floresta. Maria sonhava viver numa cidade, ir a um instituto de beleza, ter vestidos de seda e jóias e ir a todos os bailes.

O Manuel, para gozar com a mulher, perguntou-lhe porque é que ela não casava com um príncipe. Ela não gostou da piada e respondeu que ela não se casava com um príncipe porque se tinha casado com um pelintra, que era ele.

Entretanto bateram  à porta. O Manuel, para voltar a gozar com a mulher, disse que era o seu príncipe. Quando abriu a porta,viu um velho mendigo que pedia um copo de água. Maria foi buscar um copo de água e uma fatia de pão, pois era tudo o que tinha. Convidou-o para se sentar à lareira, pois lá fora estava frio. Ele aceitou, e quando se foi embora, concedeu três desejos ao casal.

Maria pediu um chouriço e ele apareceu. O Manuel, irritado por a mulher ter desperdiçado desejo, disse que ela devia ficar com o chouriço preso ao nariz. O desejo realizou-se, e a Maria ficou com o chouriço preso ao nariz.  Maria, que era vaidosa, com aquele chouriço preso ao nariz, não lhe valia de nada usar jóias e roupas de seda. Então, pediu ao mendigo para lhe tirar o chouriço do nariz. Mais uma vez, o desejo realizou-se. O chouriço saiu do nariz da Maria e desapareceu. O chouriço até podia estar em cima da mesa para a ceia. Eles insistiram para o mendigo lhes dar outra oportunidade, mas ele não lhes concedeu mais nenhum desejo, porque três foi o número que Deus fez. O mendigo foi-se embora e o casal foi dormir e sonhar.

 

 ANA RAQUEL - 4º ANO - TURMA G7 DA PROF. CONCEIçãO OLIVEIRA - EB1 DO PINHEIRAL
publicado por aet1ciclo às 19:39